VIAGEM ASTRAL COM JÚPITER MAÇA E O ESCAMBAU

Reza a lenda que o artista Flávio Basso, mais famoso pelos alter-egos Júpiter Maçã ou Jupiter Apple, era um espiritualista. De criação Católica, brincou de satanista na adolescência, teve passagens pelo Daime, Umbanda, dentre diversas outras formas de aprofundamento da alma e explorações intergaláticas, ele dizia cumprir um plano do Poder Superior. Mas deixemos isso pros amigos, familiares e historiadores.

“A Sétima Efervescência”, seu disco mais icônico, foi gravado com os irmãos Glauco e Emerson Caruso fazendo a “cozinha” (bateria e baixo, respectivamente). Giovanni, o irmão caçula, não participou dessa aventura com o mestre mas traçou sua própria história na música brasileira, primeiro com os Faichecleres e, enfim, o Escambau.

Com Maria Paraguaya na voz e teclado, Zo Escambau na guiatarra, Yan Lemos no baixo, Babi Age na bateria, além de Giovanni Caruso na voz e guitarra, a banda curitibana Escambau está na estrada desde 2009 e coleciona excelentes lançamentos.

Acontece que em dezembro de 2019 Flávio Basso andou visitando tanto Paraguaya quanto Caruso em sonhos num curto espaço de tempo. No dela, ele a pedia por laranjas e limões para colorir sua vodka. No dele, o casal passeava por um “Museo del Rock Garage” na Argentina (?!) até encontra-lo tocando uma canção cíclica na guitarra enquanto saltava sem dobrar os joelhos. Giovanni prestou muita atenção no que via e ouvia, quando acordou registrou a sequência de acordes e o que lembrava da melodia.

Está tudo em “Viagem Astral com Júpiter Maçã”, gravada ao vivo em estúdio e lançada pela banda esse ano, uma fritação psicodélica que deixaria orgulhoso o co-autor espiritual. A faixa virou clipe com desenhos incríveis do artista Fábio Vermelho.

No “lado B” do single virtual temos “O Exemplo a Ser Seguido”, um rock and roll clássico que remete diretamente aos conturbados tempos político e sociais que vivemos.

Uma boa viagem…

Greco Blue

Greco Blue

Cantor e compositor carioca, pesquisador musical, operário da arte.

Rolar para o topo